Mesmo depois de anos sendo empregados como equipamento padrão nos caminhões pesados, ainda existe resistência e desconhecimento por parte da galera do trecho.
Seguindo uma tendência mundial da indústria automobilística, as caixas automatizadas se mostraram ideais para a operação do transporte, sendo bem mais eficientes que esse mesmo tipo de transmissão presente nos automóveis, que as poucos estão dando lugar a automática com conversor de torque e as CVT.
Ao contrário do que o pessoal pensa, ela é bem robusta e confiável, com baixa manutenção. E na maioria dos casos, por não usar sistemas de anéis sincronizados aproveitando a troca no tempo igual as caixas "secas" manuais, ela possui uma estrutura bem mais robusta que as caixas manuais.
Recentemente, na garagem da empresa, foi realizado o diagnóstico no Volvo FH que eu trabalho afim de apagar erros e encontrar problemas no sistema eletrônico, e foi medido um desgaste de apenas 15% na embreagem com o caminhão na casa dos 458.000 km . Incrível não?!
Por essas e outras, está mais que comprovado que esse tipo de transmissão veio pra ficar.
Até a próxima.
1 Comentários
Eu sempre vi mais rejeição ao câmbio automatizado monoembreagem nos veículos leves, até porque é bem menos comum o comprador de um carro popular receber um briefing tão detalhado quanto aos equipamentos, em contraste com a oferta de cursos específicos oferecidos pelos próprios fabricantes para a operação de caminhões e ônibus mais sofisticados.
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