Esses dias, um amigo seguidor de longa data no Instagram, Alberlan Pimenta, me fez uma interessante pergunta : Por que as montadoras não permitem configurar um caminhão através do site com pacote completo top de linha, com transmissão manual e 4x2?
Eu comentei que a resposta era muito mais complexa e que realmente ele tinha feito uma boa pergunta. De fato foi mesmo.
Aà surgiu a ideia de esclarecer para ele e os demais aqui nessa postagem. Não sou o dono da verdade, só irei pontuar alguns motivos e quem não concordar está livre para comentar, como sempre.
Mas vamos lá. A resposta é o tal do custo Brasil, e somente isso já é bem complexo, pois são diversos fatores que criam essa barreira em nosso mercado.
A burocracia do paÃs, aliada a falta de planejamento, e até questões culturais, tornam alguns produtos inviáveis para o nosso mercado.
E isso não acontece somente com os caminhões. Vamos dar o exemplo dos EUA, onde as coisas funcionam muito bem, ao menos no comércio de bens e produtos, os veÃculos incluindo caminhões, são bem mais acessÃveis enquanto aqui se elitiza tudo.
Recentemente, a Ford resolveu entrar na briga das picapes de pequeno médio porte por lá, algo semelhante a Fiat Toro, e entre os destaques, é o preço mais em conta, para atrair os clientes que não querem ou não podem pagar mais caro por uma picape parruda. Essa frase "mais em conta" não existe no Brasil, já que aqui tudo é elitizado, ou você paga caro, ou não terá.
Sendo assim, muitos produtos vindos de fora, são oferecidos apenas nas versões mais completas, para atender os clientes que querem ostentar, e também para aumentar o rendimento dos lucros dos fabricantes, usando a desculpa até que plausÃvel do tal custo Brasil.
Voltando aos caminhões, o fato de não termos um Caminhão completo, potente, com todos os opcionais e com a caixa manual é por todos esses conjuntos de fatores, respeitar o cliente com diversidade de opções não está na filosofia das montadoras que por consequência, tem todos essas barreiras no custo de produção, tornando os motivos para justificar as suas escolhas. E se antes as transmissões manuais tanto em carros como em caminhões, dominavam o mercado porque não era interessante principalmente nos veÃculos de passeio agregar valor nos já muito caro produto nacional ofertando uma caixa automática, hoje se quer você consegue encomendar um veiculo manual, mesmo pagando, devido ao aumento global da produção de transmissões automáticas, reduzindo o custo de produção!
Porém, como tudo na vida, nem tudo é negativo, a concorrência como sempre pode salvar o mercado, forçando as fabricantes mudarem sua filosofia, como exemplo a nova geração da Scania que como nunca antes visto por aqui, está oferecendo seus veÃculos no modo de produção modular no gosto do cliente, e isso irá mudar o mercado, com certeza!
Claro que estamos longe dos exemplos da Europa com suas opções potentes e manuais, tampouco dos EUA, onde mesmo com a disseminação global das caixas automatizadas, a boa e velha caixa seca ainda roda muito pelas interestaduais americanas, mas ao menos provavelmente teremos um caminhão mais próximos do que almejamos.
Até logo,
3 Comentários
Eu não fazia ideia que era algo tão complexo assim. Vai muito além de uma simples escolha das montadoras. Muito obrigado pelas informações, Wagner! Matéria show de bola demais!!
ResponderExcluirTanto a pergunta , quanto a explicação foram show! Não sabia o quão complexo era ...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir