Impressões ao volante do Iveco Hi-Way

                      

Enquanto na Europa, os caminhoneiros estão estão conhecendo o novo S-Way para cortar os trechos do velho continente, aqui temos que continuar com o Hi-Way e pior, com quase nenhuma novidade ou atualização.

Bom, sobre essa atitude da marca, irei deixar pra comentar no final do texto. Vamos ao que interessa, a impressão ao volante do top de linha da Iveco no país.

Esse exemplar, está na empresa à praticamente 6 anos e embora já tenha pilotado algumas vezes, nesses últimos dias, foi de fato uma oportunidade ímpar em ver o seu comportamento.

                    

Com direito a trabalho severo em pleno feriado de primeiro de maio, o laranjão foi a minha carona pra ir pra casa e como muitos devem saber, eu moro no litoral, e descer a serra sozinho com ele foi bem interessante.

O conforto e ergonomia a bordo chama muito a atenção com direito até a painel com soft touch e cortina elétrica. A geladeira e o ar condicionado digital também merecem destaque. O freio motor é extremamente competente e trás muita segurança, e olha que eu trabalho diariamente a mais de um ano com um Volvo FH que é sem dúvida referência no quesito freio auxiliar.

Muitos criticam o fato da Iveco não alavancar suas vendas no Brasil, e digo que boa parte disso é culpa dela mesmo. Vocês podem até estranhar eu criticando a marca agora, sendo que muitos sabem da afinidade que tenho com o pessoal da fábrica. Mas saibam que é uma crítica construtiva. Enquanto lá na Europa, as últimas unidades do Hi-Way receberam a nova transmissão ZF TraXon que inclusive já estão presentes por aqui com a DAF e VW, temos que conviver com a velha ZF Astronic, não que seja ruim, pelo contrário, ela é muito competente, confortável e esperta nas trocas de marcha, mas recursos como a " banguela eletrônica" seriam muito bem vindos além claro, das 16 marchas atuais, se mostrarem demasiadamente inadequadas para a operação, pois o Hi-Way realiza trocas excessivas e chega a irritar observar o seu trabalho frenético.

O isolamento acústico e o amortecimento da cabine também merecem destaque!

Enfim, já que ainda temos o clássico por aqui e não os modernos Caminhões da Itália, aí menos merecia uma atualização mais profunda e não apenas uma mudança de diferencial ( de uns anos pra cá, a linha recebeu o Meritor RX-18).

O Caminhão é muito bruto e ajustado pra realidade do país, mas infelizmente é apagado nas vendas e a Iveco impressionante para apenas se preocupar com a linha Daily.

E vocês, já tiveram uma experiência com os Stralis? Façam um comentário abaixo.

Até a próxima.




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1 Comentários

  1. Vejo que houve um equívoco também de visão de mercado em em 2008 na gama de caminhões leves e médios, no caso , foi escolherem a cabine Chinesa pra Vertis 90V18 e 130V18, era extremamente vantajoso do ponto de vista financeiro, mas o resultado foi colhido, vendas baixas e por fim a descontinuidade, felizmente temos hoje uma cabine a altura do conjunto mecânico, o Tector 9-190 e 11-190, tenho acompanhado os números e mês a mês os números só crescem, acredito que se a estratégia fosse a de hoje estariam brigando pelas primeiras posições no ranking de vendas, quanto a novo S-Way e seu design, o HiWay ainda é mais agradável e bonito, sobre a transmissão ZF Astronic, a conheço no VW 19-330, não sei se por conta da menor potência achei bem comportada, principalmente quando vai-se pegando "mão" (ou seria o pé?) Da modulação do acelerador e a hora de usar em manual, porém o que é a minha experiência em extra pesado diante da sua mestre Wagner!

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