Muita tecnologia ao longo dos anos vêm sendo empregada nos motores, transmissões e sistemas dos caminhões em busca da melhor eficiência energética e consequentemente o melhor consumo de combustível para operações com ganhos cada vez mais ajustados e complicados.
Mas outra frente vem ganhando cada vez mais notoriedade, que é justamente a aerodinâmica para evitar o menor arrasto possível durante a condução do veículo.
Carretas do tipo baú, são verdadeiros vilões da eficiência. Além de um bom e calculado defletor de ar no cavalo mecânico, a traseira quadrada é uma grande inimiga do consumo de combustível. Ao mesmo passo que um motociclista de forma imprudente, se beneficia do arrasto criado pela traseira do baú para andar na velocidade do cargueiro a frente, esse mesmo tipo de vórtice, meio que segura o caminhão, aumentando o consumo de diesel.
Nos EUA, onde o uso de carretas baús é grande e com suas dimensões continentais, já acostumamos ver carretas com defletores na traseira como nos vídeos do Marcos do Vlog18Rodas.
Esses defletores resolvem boa parte desse problema e o interessante é que acabo de avistar no Brasil a aplicação dessa solução por aqui, prometendo econômica de 1.1 litros de diesel a cada 100 km rodados. Tecnologia desenvolvida pela gigante Wabco.
Confira abaixo um vídeo explicando o funcionamento dessa solução, ative a legenda
0 Comentários