Vejam só esse caminhão que flagrei na Fernão Dias. Tudo indica que essa é uma opção que a Mercedes-benz do Brasil não quer deixar de fora, oferecendo como opcional seu consagrado eixo com redução nos cubos HL-7.
Fazendo parte da estrutura de um caminhão traçado (6x4), tem a dupla HD-7/ HL-7.
Desde o lançamento da nova família do MB Actros no país, os mais apaixonados e detalhistas do universo dos caminhões, sempre tiveram dúvida se a marca de origem alemã iria manter no portfólio a opção dos cubos redutores na atual linha, assim como acontecia na anterior.
A resposta foi praticamente não, acreditando no potencial dos novos eixos com redução simples, MB-440.
Me amigo Givago chegou a entrar em contato com o pessoal da marca e recebeu uma resposta não muito esclarecedora, "-acreditamos que sim", rsrsrs.
Eis que de uns tempos pra cá, avistei por três vezes esse Actros 2651 da foto rodando pela BR-381 exibindo seu par de eixos com cubos redutores. Eu fazendo parte da galera apaixonada por detalhes dos caminhões, logo fiquei intrigado. Seria a opção que todos tem dúvidas se existe sendo flagrada por mim?
A real é o seguinte, finalmente consegui ver esse caminhão parado na beira da estrada e fui logo conversar com o motorista. Infelizmente ele não tem informações sobre a relação de diferencial e por aí vai, mas ele afirmou que o caminhão desenvolve bem, tem capacidade para tracionar 150 toneladas e é um pouco ruim de média, o que era de se esperar nessa configuração.
Mas e o caminhão, é uma opção comum do mercado? Bom, ele me confessou que o caminhão é na verdade da MB e está em regime de comodato, sendo assim, provavelmente é um teste operacional realizado pela marca em conjunto com o cliente. A MB escolheu um grande cliente dela, a Nextrans Latina America.
Será que eu acabei de flagrar o único exemplar do Actros com redução nos cubos em operação nas estradas por uma empresa? Pode até ser!
Sobre o exemplar da imagem, se trata de um 2651 idêntico aos demais, inclusive equipado com a nova suspensão TufTrack, ou seja, simplesmente substituíram os eixos MB-440 pelo par HD-7/HL-7.
Fala a verdade, não é interessante tudo isso? A galera que curte caminhões a fundo vai gostar.
Até a próxima.
0 Comentários