Pilotei o Caminhão rosa da empresa

               

Pois é, a linha 2022 da Volvo chegou na empresa através de um exemplar na cor rosa. é um FH460 6x2 na versão simples porém, com o pacote visual que recebe defletores laterais e retrovisor no para brisa. Fora isso, ate mesmo os acentos dele são bem simples.

Mas vamos ao que interessa, que são as impressões que eu tive ao volante do bruto, pois essa semana, tive o privilégio de dirigir o caminhão carregado em um pouco mais de 40 quilômetros de distancia. O mais interessante, é você notar as evoluções que o caminhão recebeu em comparação aos anteriores. Como eu venho trabalhando com caminhões da marca faz um tempo, foi bem legal observar essas mudanças mantendo a mesma filosofia da marca.

              

Um exemplo mais marcante, foi a operação da transmissão automatizada I-Shift de fabricação própria. Ela é referencia no mercado e realmente trabalha muito bem, sendo competente, funcional e bastante confortável. No modelo 2022, ela ficou ainda mais precisa e impressiona você observar as trocas quase imperceptíveis, e com quase nenhuma interrupção do torque entre as trocas.

Outra coisa que me chamou bastante a atenção, foi o acelerador inteligente, sistema indisponível no caminhão que eu trabalho atualmente, por se tratar de um 2014, até estranhei um pouco, pois as vezes parecia um pouco pesado, tipo, um pouco duro na hora de pressionar com o pé, mas no momento que você vai seguindo viagem, da para  perceber que ele esta controlando a dosagem do pedal sem interferir muito na sua condução

Mesmo sendo um FH com 460 cavalos, já que o meu caminhão oficial de operação é um 540 no nove eixos,  esse FH rosa menos potente, puxando uma vanderléia com eixos espaçados com peso máximo de 53 toneladas bem abaixo das habituas 74 toneladas do bitrenzão, pude observar que a curva de torque foi bem trabalhada e ele se mostra bastante desenvolto e com bastante força, dá conta do recado muito bem.

O quadro de instrumentos é outro show a parte, no modo imitando os mostradores analógicos, ele possui uma iluminação bem interessante e confortável, chamou a atenção o velocímetro, que vai mostrando e apagando os números da velocidade ao ponto que você vai ganhando velocidade.

               

Infelizmente, nesse pouco mais de 40 km, não tive a chance de testar o freio motor pois o trecho e completamente plano( Litoral), mas usei ele pra antecipar a frenagem para passar o pedágio em São Vicente e ele continua sendo bastante bruto, algo muito comum no sistema VEB(Volvo Engien Brake).

Agora o que eu pude notar que evolui muito, foi o sistema de iluminação, desde o inicio dos primeiros FHs, os faróis sempre foram criticados, com o tempo ele veio evoluindo como desing, ficando cada vez mais inovador e bonito porem, nunca foi funcional, alias nunca prestou, vamos ser sinceros. FH nunca foi bom de farol. Isso foi melhorando no lançamento do FH4, a linha NEW a partir de 2016, o conjunto óptico melhorou  muito, mas nesse 2022, me impressionou a eficiência, me transmitiu bastante segurança.

               

Mesmo sendo da versão convencional, ou seja, com lâmpadas alógenas H7, ele é muito bom, rodei com ele de madrugada e a iluminação é perfeita, e com o auxilio dos faróis auxiliares de led, deixou ainda mais perfeito. Fico imaginando a versão Full Led, deve ser ainda mais incrível, pelo menos, você vendo eles vindo de encontro, as luzes parecem ser bem fortes.

Enfim, foi isso, as impressões que tive nessa curta viagem com o FH rosa da empresa. espero que o amigo David que esta no comando dele tenha bastante sucesso com a operação.

Um abraço e ate breve.

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