EURO 6. É o fim do Arla32?

 

                                                 


Desculpem pelo click bait, mas essa é uma duvida que sempre surge nos comentários do Instagram e outras redes sociais. Desde o avanço das normas ambientais a partir do Euro 3, sempre surgiu o boato que tal fabricante vai lançar um caminhão sem uso de Arla32, ou outra mais comum que, fulano disse que a partir do ano que vêm não será mais obrigatório o uso do sistema.

A realidade é que enquanto estivermos utilizando motores movidos a diesel, o Arla32 será fundamental e mais, cada vez mais imprescindível!

A Volkswagen aumentou um pouco essa confusão, já que durante a fase Euro 5, ela conseguiu atender os níveis com seu motor MAN D08 utilizando apenas a recirculação dos gases sem necessidade do arla, algo impossível agora no Euro 6.

No próximo ano, teremos o emprego da fase Euro 6 no Brasil, e os lançamentos pré -fenatran já estão surgindo e um dos destaques é o aumento do uso do arla na operação do veiculo, não representando um maior consumo do mesmo já que os fabricantes prometem economia de diesel e sim, pelo aumento da injeção do liquido reagente durante o funcionamento do propulsor.

Os atuas motores a partir de 2023 vão injetar o Arla32 em dois momento, antes da fumaça entrar n o catalizador e depois já no mesmo, pois um dos pilares para atender as normas é o controle muito mais preciso da temperatura dos gases.

Então, meu amigo, se operar um caminhão com sistema de arla te incomoda, já era para você ter se acostumado, mas relaxa, com os motores com combustíveis alternativos e eletrificados, nada disso serão necessário.

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