Qual Euro 6 escolher?

                     

É isso aí, o trabalho aconteceu, você agora tem que investir na frota e estoques de caminhões Euro 5 são raridade. Não tem jeito, você vai ter que arcar com um aumento considerável no valor  dos cargueiros com nova tecnologia além claro, da consciência ambiental cada vez mais presente na mentalidade do cliente e também dá sociedade, naturalmente o obrigando a acompanhar isso tudo e logico, temos que reduzir ao máximo o impacto ambiental da operação de transporte!.

Mas se antes, você tinha que analisar bastante, negociar para escolher o melhor modelo, pós venda e marca para sua operação, hoje tem uma questão a mais.

Para atender a nova fase ambiental que entrou em vigor no início de 2023, as Fabricantes tiveram que investir e até renovar sua linha e tecnologias empregadas para continuar no mercado.

O interessante é que para atender os novos níveis, não existe uma tecnologia padrão e sim os limites que tem que ser atendidos.

                  

Aí que entra a questão! Por exemplo, o sistema polêmico de recirculação dos gases de escape ( EGR) que era comum na fase Euro 4 que não tivemos no Brasil, mas tivemos esse sistema nos motores NGD dos VW370 e nos Man D08 atendendo respectivamente as fases Euro 3 e Euro 5 são sim bastante problemáticos.

Problemas com esse sistema foi bastante comum no exterior, e agora, os tradicionais do mercado, Scania e Volvo apresentaram ao mercado seus motores Euro 6 com esse dispositivo, e agora?

Outras marcas como a Iveco por exemplo, inova aqui no Brasil oferecendo uma solução apenas com base na injeção inteligente de arla 32 para cumprir com os níveis de emissões, sistema que ela mostrou ao mundo no lançamento do Hi-way no velho mundo.

              

Outro destaque, é para a Mercedes-benz, ela tem uma excelente chance de marcar presença e ganhar fatia no mercado pois além de conseguir manter no portfólio seus tradicionais motores OM924, OM926 e OM460 mantendo um custo de manutenção e investimento inicial em conta, a marca também conseguiu desenvolver tecnologia nesses propulsores concentrando o sistema apenas no catalisador com  quatro módulos envolvendo um sistema de filtragem de partícula não necessitando a aplicação do polêmico sistema EGR.

Então, é bem provável que muitas marcas daqui pra frente possam ter dificuldades de manter sua fama de durabilidade e disponibilidade enquanto outras, vão aproveitar o momento e nadar de braçada. Não estou prevendo nada, posso estar completamente enganado, mas na atual situação, tudo é possível.

Até a próxima.

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