Mudanças na manobra

                               
Que as carretas quatro eixos atualmente dominam o mercado e o trecho não é nenhuma novidade. Mas nessa postagem, irei abordar outro assunto.

Assim como nas outras tantas transportadoras, na que eu trabalho, as quatro eixos são uma realidade, com cada vez mais exemplares. O interessante é que, ao migrar das carretas tipo Vanderleia para as quatro eixos, você nota a diferença no comportamento do conjunto nas manobras.

O que era complicado nas Vanderleias, nas atuais 58,5 toneladas de PBTC, além da vantagem do aumento de capacidade de carga, ganhou-se também uma melhora nas manobras. Isso porque as carretas com três eixos mais um não arrastam os eixos como as espaçadas, tendo um comportamento semelhante às LS três eixos convencionais.

Essa observação sobre o comportamento da manobra dos implementos é bem interessante. Por exemplo, nos nove eixos para 74 toneladas, descendo a serra da Anchieta, por exemplo, você pode notar que as configurações com Dolly acompanham as curvas dentro da faixa bem mais do que os bitrens, como o que eu trabalho.

E parece besteira comentar isso, mas reparar nesses pequenos detalhes é legal, e também é bom compartilhar informações e aprendizado, já que muitas vezes, descendo a serra, ouço o pessoal reclamando do meu avanço das faixas nas curvas apertadas. 

Acredito que esses motoristas não fazem ideia da necessidade da manobra para evitar avarias nos pneus.

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