Solução simples da Scania para resolver um problema



Durante a Fenatran 2024, tive a oportunidade de conversar com um amigo de longa data, o renomado Emerson Fonseca, instrutor técnico operacional do grupo Scania WLM.

Durante nossa conversa no stand da Scania, ele me apresentou uma solução simples, mas extremamente eficaz, que resolveu uma grande dor de cabeça para a marca.

                                       

Como pode ser visto na imagem acima, foi instalado um pequeno filtro na linha de alimentação do Arla 32, um componente utilizado no respiro dos tanques de diesel.

                      

Essa medida foi adotada para enfrentar um problema recorrente causado pelas condições climáticas e de rodagem do Brasil, além da forma como os motoristas costumam operar os caminhões. Muitos motoristas, ao abastecer o reservatório de Arla, acabam enchendo-o até transbordar. Esse vazamento faz com que o Arla derrame pelo cano (ladrão), que, por sua vez, entra em contato com a poeira das estradas.

Essa contaminação de poeira acaba obstruindo o duto, o que sobrecarrega a bomba de injeção do Arla e compromete o sistema de pós-tratamento como um todo.

A solução encontrada foi a adoção desse pequeno filtro, um dispositivo simples e até com aspecto improvisado, mas que resolveu um problema significativo para a Scania. A medida foi tão eficaz que, até mesmo, evitou a necessidade de mais recalls, após os inúmeros problemas com os caminhões no Brasil.



Postar um comentário

0 Comentários