Volvo lança na Fenatran o FH B100 Flex

                    

Uma das grandes atrações da Volvo na Fenatran, quando o tema é a redução de emissões de CO2, é seu caminhão projetado para rodar com biodiesel puro. Essa alternativa foi desenvolvida em resposta à demanda de frotistas que produzem seu próprio combustível. No entanto, a comercialização do modelo FH B100 Flex ainda depende de uma análise técnica detalhada da engenharia da Volvo.

Para operar com 100% de biodiesel, a Volvo criou um motor exclusivo, com base nos modernos propulsores Euro 6 da marca. Disponível somente para o Volvo FH, essa inovação é única no mercado, permitindo ao transportador flexibilidade para utilizar diversas proporções de biodiesel, desde o B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, disponível nos postos) até o B100 (biodiesel puro). Quando abastecido exclusivamente com B100, o caminhão pode reduzir as emissões de CO2 de origem fóssil entre 70% e 90%, variando conforme o processo produtivo do biodiesel.

                     

É importante destacar que o uso do B100 é restrito aos veículos projetados especificamente para essa especificação. Em outras palavras, não é possível abastecer caminhões convencionais com biodiesel puro (B100) sem modificações adequadas.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Mais iniciativas nesse sentido precisam ser tomadas no Brasil, para o biodiesel deixar de ser alvo de tanto ceticismo. Se o etanol hoje é apontado como um exemplo de sucesso, e desafios de ordem técnica foram tratados com o necessário empenho, o mesmo pode e deve acontecer com relação ao biodiesel.

    ResponderExcluir