Esta semana fui agraciado com uma nova ferramenta de trabalho na empresa onde atuo há onze anos.
Trata-se de um Iveco S-Way 540 6x4, que será empregado na operação de transporte de cimento com nove eixos, segmento no qual já atuo há alguns anos.
Ainda estou no inÃcio da operação com o caminhão, então não tenho muitas considerações detalhadas. No entanto, já percebi que ele é silencioso, confortável e bastante robusto.
Um diferencial do S-Way que, na minha opinião, a Iveco deveria divulgar mais é a ausência do sistema EGR, o temido equipamento de recirculação dos gases. A marca consegue essa proeza com o sistema patenteado Hi-SCR, desenvolvido pelo grupo Fiat. Essa tecnologia permite atender às normas ambientais apenas com o catalisador, eliminando a necessidade do EGR e evitando a carbonização do motor, um problema comum nesse tipo de sistema.
Essa solução estreou no Hi-Way, que, na Europa, já foi lançado dentro dos padrões Euro 6.
Se você tem dúvidas sobre como funciona esse sistema, recentemente perguntei ao ChatGPT sobre o equipamento e recebi uma resposta bem interessante. Confira a seguir!
O sistema Hi-SCR da Iveco é uma tecnologia de pós-tratamento de emissões desenvolvida para atender às normas ambientais sem a necessidade do sistema EGR (Recirculação de Gases de Exaustão).
Como Funciona?
O Hi-SCR (High Efficiency Selective Catalytic Reduction) utiliza exclusivamente a redução catalÃtica seletiva (SCR) para tratar os gases de escape. Isso significa que, em vez de recircular parte dos gases de exaustão para dentro do motor (como faz o EGR), o sistema trata os poluentes diretamente no catalisador.
O processo ocorre da seguinte forma:
1. Queima otimizada do combustÃvel: O motor trabalha com uma combustão mais limpa, sem a recirculação dos gases.
2. Injeção de Arla 32 (DEF - Diesel Exhaust Fluid): O reagente é injetado nos gases quentes de escape.
3. Reação quÃmica no catalisador: O Arla 32 reage com os óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em nitrogênio (Nâ‚‚) e vapor de água (Hâ‚‚O), substâncias inofensivas ao meio ambiente.
Vantagens do Hi-SCR:
✔ Elimina o EGR → Reduz acúmulo de fuligem e carbonização no motor.
✔ Menor temperatura de operação → O motor trabalha de forma mais eficiente e reduz o risco de falhas mecânicas.
✔ Melhor consumo de combustÃvel → Como não há recirculação de gases quentes, a eficiência da queima do diesel melhora.
✔ Manutenção mais simples → Menos componentes para revisão e menor necessidade de limpeza de válvulas e coletores.
Diferença entre Hi-SCR e SCR convencional:
O SCR tradicional usado por outras marcas geralmente combina EGR e SCR, enquanto o Hi-SCR da Iveco dispensa completamente o EGR, tornando o sistema mais eficiente e confiável.
Essa tecnologia estreou no Iveco Hi-Way na Europa, já dentro do padrão Euro 6, e continua sendo um dos diferenciais dos caminhões Iveco.
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