Iveco S-Way e seu sistema inovador

                          

Esta semana fui agraciado com uma nova ferramenta de trabalho na empresa onde atuo há onze anos.

Trata-se de um Iveco S-Way 540 6x4, que será empregado na operação de transporte de cimento com nove eixos, segmento no qual já atuo há alguns anos.

Ainda estou no início da operação com o caminhão, então não tenho muitas considerações detalhadas. No entanto, já percebi que ele é silencioso, confortável e bastante robusto.

Um diferencial do S-Way que, na minha opinião, a Iveco deveria divulgar mais é a ausência do sistema EGR, o temido equipamento de recirculação dos gases. A marca consegue essa proeza com o sistema patenteado Hi-SCR, desenvolvido pelo grupo Fiat. Essa tecnologia permite atender às normas ambientais apenas com o catalisador, eliminando a necessidade do EGR e evitando a carbonização do motor, um problema comum nesse tipo de sistema.

Essa solução estreou no Hi-Way, que, na Europa, já foi lançado dentro dos padrões Euro 6.

Se você tem dúvidas sobre como funciona esse sistema, recentemente perguntei ao ChatGPT sobre o equipamento e recebi uma resposta bem interessante. Confira a seguir!

O sistema Hi-SCR da Iveco é uma tecnologia de pós-tratamento de emissões desenvolvida para atender às normas ambientais sem a necessidade do sistema EGR (Recirculação de Gases de Exaustão).

Como Funciona?

O Hi-SCR (High Efficiency Selective Catalytic Reduction) utiliza exclusivamente a redução catalítica seletiva (SCR) para tratar os gases de escape. Isso significa que, em vez de recircular parte dos gases de exaustão para dentro do motor (como faz o EGR), o sistema trata os poluentes diretamente no catalisador.

O processo ocorre da seguinte forma:

1. Queima otimizada do combustível: O motor trabalha com uma combustão mais limpa, sem a recirculação dos gases.


2. Injeção de Arla 32 (DEF - Diesel Exhaust Fluid): O reagente é injetado nos gases quentes de escape.


3. Reação química no catalisador: O Arla 32 reage com os óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em nitrogênio (N₂) e vapor de água (H₂O), substâncias inofensivas ao meio ambiente.



Vantagens do Hi-SCR:

✔ Elimina o EGR → Reduz acúmulo de fuligem e carbonização no motor.
✔ Menor temperatura de operação → O motor trabalha de forma mais eficiente e reduz o risco de falhas mecânicas.
✔ Melhor consumo de combustível → Como não há recirculação de gases quentes, a eficiência da queima do diesel melhora.
✔ Manutenção mais simples → Menos componentes para revisão e menor necessidade de limpeza de válvulas e coletores.

Diferença entre Hi-SCR e SCR convencional:

O SCR tradicional usado por outras marcas geralmente combina EGR e SCR, enquanto o Hi-SCR da Iveco dispensa completamente o EGR, tornando o sistema mais eficiente e confiável.

Essa tecnologia estreou no Iveco Hi-Way na Europa, já dentro do padrão Euro 6, e continua sendo um dos diferenciais dos caminhões Iveco.


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