Curiosidades na Latibus & Transpublico

                                                       


Recentemente, ocorreu no São Paulo Expo, a maior feira de ônibus no país. Antecipando as novidades que iremos ter por aqui com a entrada em vigor da fase proconve P8 ou EuroVI, e muitas novidades puderam ser vistas.

Além dos complexos sistemas de pós tratamento de fumaça juntando os EGRs com SCRs, o mais interessante foram os detalhes presentes na maioria dos chassis.

Claro que os eletrificados tiveram seu destaque, mas os mínimos detalhes dos propulsores a combustão foi interessante.

Exemplos como a Scania que igualou seus ônibus à linha de caminhões como o emprego dos motores 13 litros e injeção XPI.

O mesmo aconteceu com a Volvo que agora seus Chassis rodoviários pesados contam com o mesmo powertrain dos brutos FHs, como motores D13 e caixa I-Shift de última geração.

                                                   


Outro grande destaque foi a Mercedes-benz, onde ela apresentou seu renomado produto O500, agora atendendo o Euro 6 claro, que com o emprego do motor OM460LA, dando a resposta do porque do anúncio da aposentadoria do modelo Axor. Ele chegou a sua limitação técnica para atender a nova fase do Proconve.

Outro destaque nos mínimos detalhes, foi a introdução da caixa ZF TraXon no O500, achei muito interessante.

Enfim, muitas novidades puderam ser vistas na feira e em breve, vai chegar a vez dos caminhões durante a Fenatran.

Acredito que será incrível.


Postar um comentário

2 Comentários