Iveco lança sua linha S-Way para atender o Euro VI

                     

Tive o imenso privilégio de participar do evento de lançamento para a imprensa especializada, onde a Iveco apresentou sua linha pesada  de caminhões Euro VI.

                 

Um dos destaques sem dúvidas, foi a apresentação para o mercado Brasileiro da família S-Way. Finalmente ele foi lançado, e digo isso não porque a Iveco estava devendo para o mercado um produto a altura dos concorrentes, pelo contrário, a linha Stralis e Hi-Way cumpria a missão perfeitamente, mas como somos ligados aos detalhes, na Europa, a linha Stralis recebeu por exemplo, a caixa atualizada da ZF, a TraXon, no lugar da As-Tronic, e nesse caso, estávamos defasados e entendo que a Iveco aguardou a mudança de norma ambiental para lançar essa nova transmissão já com um produto totalmente novo.

           

Eis que chega para o Brasil, a linha S-Way trazendo muitas novidades e tecnologia de ponta.

             

Vamos aos detalhes, um dos grandes destaques sem duvida alguma é o sistema Hi-SCR, essa solução desenvolvida pela Iveco é incrível, pois ela torna o sistema bem mais simples do que o caminho tomado pela concorrência, já que o restante utiliza os sistemas EGR e SCR juntos, ou seja, o sistema de recirculação dos gases e também o Arla32 reagindo quimicamente.

           

Na Iveco, a história é outra, a marca conseguiu atender as normas apenas com o SCR, e não é nenhuma novidade, já que o Hi-Way lançado na Europa como Euro VI já disponibilizava a solução.

Outro destaque, e aqui já dou um adendo, é sobre o freio motor. Eu trabalhei com alguns Iveco na empresa e o sistema de freio motor já é invejável, agora vem com quatro estágios com 427 cavalos em rotação de 2.400 rpm.

Outro destaque também fica por conta do motor com 540 cavalos, usando a mesma tecnologia de turbo do 560, só que este atual, com torque máximo de 2.550 Nm alinhado com a concorrência.

Os faróis totalmente de led chamam a atenção, e possuí uma potência que se destacará no trecho.

E quanto ao consumo? Olha, segundo a Iveco durante o evento, promete economia de cerca de 15% em comparação ao Hi-Way atual.

O pessoal irá perguntar também sobre o tradicional ruído do motor. Pois é, o inconfundível barulho vai ficar no passado pois com a nova fase, o sistema de injeção junto com o comomrail deixou o motor bem mais silencioso.

O que também vai sacudir o mercado, é a imensa capacidade de personalização do veículo, deixando cada S-Way com a cara do cliente, escolhendo como opcionais não só uma carenagem lateral por exemplo, mas sim cores contratando com grafismo diferenciado, pinturas e matérias da grade dianteira e por aí vai.

Enfim, em breve veremos essas máquinas pelos estradas, acredito que o mercado irá curtir essa novidade. Durante a Fenatran, tentarei tirar mais fotos do S-Way.

Até logo.

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2 Comentários

  1. Excelente matéria Wagner!
    Acredito que esse diferencial na solução do tratamento dos gases, fará a Iveco ganhar muito mercado, pois a facilidade e a simplificação do engenho, atrairá o consumidor, e acabará por refletir no futuro, tornando a "macchina italiana" a preferida no mercado de usados.

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    1. Obrigado por comentar. Realmente, pode ser uma excelente oportunidade de destaque para a marca se consolidar nesse mercado tão concorrido.

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